Imprensa

Como a Justiça brasileira amadureceu com a prisão de Lula


Gustavo Justino de Oliveira, professor de Direito Administrativo da USP, foi recebido no ‘Estúdio VEJA’ pelo editor Duda Teixeira, para comentar as características do processo judicial que levou à prisão do ex-presidente e analisar de que forma isso influenciou no amadurecimento da Justiça brasileira.

O juiz federal Sergio Moro determinou, na última quinta-feira (5), a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O petista tinha até as 17h de sexta para comparecer espontaneamente, mas não aceitou a oferta. No sábado, Lula partiu do aeroporto de Congonhas rumo a Curitiba, para cumprir pena em uma cela especial da Superintendência da PF na capital paranaense. Ele foi condenado a 12 anos e um mês de prisão, inicialmente em regime fechado.

Justino afirma que Lula, como se verifica nas críticas personalizadas a Moro, construiu uma narrativa política – e este mesmo método foi adotado até mesmo na defesa apresentada por seus advogados durante o processo. “Houve uma preponderância do discurso político. Num processo judicial, se espera um parecer técnico-judicial. Foi um pouco kamikaze optar pela narrativa política. Desta forma, a condenação era esperada”.

Assista no vídeo abaixo.

Como a Justiça brasileira amadureceu com a prisão de Lula. #TVEJA

Publicado por VEJA em Segunda, 9 de abril de 2018

Fonte: Veja


Facebook Comments