O combate à corrupção é um assunto que diz respeito não só a governos, mas também a empresas. Pensando na contribuição que a Universidade pode oferecer a essa discussão, um curso de mestrado e doutorado de Corrupção na Administração Pública será ministrado na Faculdade de Direito. Gustavo Justino de Oliveira, professor de Direito Administrativo da Faculdade de Direito da USP, conta que o foco do curso serão os programas de Compliance administrados em empresas públicas e privadas.
O Compliance diz respeito às regras jurídicas e éticas cotidianas de uma empresa, que devem ser cumpridas por todos os colaboradores, da base ao topo. O objetivo dos programas de Compliance é identificar e monitorar riscos na atividade empresarial que podem levar a fraudes e práticas de corrupção. Para que esses programas sejam eficientes, é preciso instrumentos e ferramentas de análise modernas e atualizadas, afirma Justino.
A tecnologia da informação contribui com esse controle através de monitoramento contínuo, uso de big data, estruturação de canais de denúncia e outros métodos. O professor diz que a Universidade tem, portanto, papel fundamental na troca de conhecimentos e realização de pesquisas que busquem a prevenção, o combate e a contenção da corrupção.
Ouça a entrevista de Justino de Oliveira à Rádio USP:
Fonte: Jornal da USP
Facebook Comments