Os artigos que compõem esta obra coletiva pretendem contribuir para uma reflexão verticalizada sobre os acordos administrativos, com a finalidade de melhor compreender o instituto enquanto categoria jurídica do direito administrativo brasileiro – seus contornos, funções, limites e extensão. A obra está organizada em duas partes. A primeira representa um esforço coletivo, teórico-pragmático, voltado para uma maior e melhor sistematização dos aspectos essenciais dos acordos administrativos. A segunda parte, para além de divulgar como os acordos administrativos vêm sendo empregados na gestão pública brasileira, expressa, sobretudo, como é imprescindível que seja desenvolvida uma teoria própria para que a dogmática possa dar conta dos desafios e problemáticas que o uso dos acordos na prática acaba por suscitar no cotidiano do administrador público.
ComprarConsiderando a aprovação da Lei nº 13.655, que introduziu dez artigos à nossa Lei de Introdução de 1942 (Decreto-lei nº 4.657), vimos uma oportunidade única para envolver mais de uma centena de autores em torno do projeto que ora vem a lume. Nas páginas que seguem, o leitor poderá conferir, após textos introdutórios preciosos, comentários gerais e específicos sobre todos os artigos da LINDB. Os ensaios normalmente contam com o apoio de referências de bibliografia para aprofundamento nos temas examinados.
ComprarNo tocante aos artigos introduzidos na LINDB pela Lei nº 13.655 (arts. 20 a 30), que dispõem ‘sobre segurança jurídica e eficiência na criação e na aplicação do direito público’, conforme preâmbulo da lei modificadora, dezenas de autores aceitaram o desafio de propor interpretações para dispositivos que, apesar de vigência relativamente recentre entre nós, já vêm surpreendendo na acolhida que têm recebido pelos seus aplicadores na solução de disputas que lhes são apresentadas.
Comprar